O Polo é um dos mais avançados modelos da Volkswagen, resultado de um projeto mundial desenvolvido pela marca. Hoje, quando se vê as versões ultra sofisticadas da fabricante, nem se imagina que o primeiro modelo foi lançado em 1975, tendo por base o Audi A1. No Brasil, sua estreia foi apenas em sua quarta geração, em abril de 2002. O modelo foi posicionado entre o Gol, líder de vendas, e o Golf.

Chamado de “compacto premium”, o carro até hoje destaca-se pela eficiência do motor e pelos artefatos tecnológicos, em comparação aos demais veículos de seu segmento.

Volkswagen Polo versões e preços

O novo modelo do Polo conta com variadas versões, com opção de motores 1.0 MPI, 1.6 MSI e 1.0 TSI, de transmissão manual ou automática, e a topo de linha GTS com motor 1.4 TSI. Os preços vão de R$ 64.130, no mais básico, até R$ 116.060, na versão esportiva. Conheça detalhes de cada modelo!

Volkswagen Polo 1.0 MPI

Essa versão do Polo, quando o assunto é segurança, possui airbags frontais e laterais e freios ABS com EBD. Quanto à comodidade, possui ar-condicionado, direção elétrica, banco traseiro com encosto rebatível e para-sóis com espelho iluminado. No acabamento, rodas de aço de 15 polegadas com calotas e colunas centrais externas com aplique preto fosco. Também contém computador de bordo e central multimídia Composition Touch.

Volkswagen Polo 1.0 MPI

Volkswagen Polo 1.6 MSI

Além da mudança no motor, que se tornou mais potente nessa versão, o veículo também possui alguns diferenciais como computador de bordo I-System e volante multifuncional. A versão Polo 1.6 MSI AT possui os mesmo equipamentos de série e apresenta ainda câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

Volkswagen Polo 1.6 MSI

Volkswagen Polo Comfortline

Essa versão, para a segurança do motorista, possui assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e faróis de neblina com luz de conversão estática. No quesito conforto, oferece partida por botão, banco traseiro com encosto rebatível bipartido, volante com regulagem de altura e profundidade, manopla de alavanca de câmbio em couro e sensor de estacionamento traseiro. Também contém central multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas.

Volkswagen Polo Comfortline

Volkswagen Polo Highline

O Polo Highline, no âmbito da segurança, tem luzes de condução diurna em LED. Entre os benefícios, ar-condicionado digital Climatronic, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do passageiro dianteiro rebatível, alavanca do freio de mão revestida em couro, volante com paddle shifts e piloto automático. As rodas, por sua vez, são de liga-leve de 16 polegadas.

Volkswagen Polo GTS

O modelo esportivo possui câmbio automático e alguns itens diferentes de segurança, como suspensão, molas e amortecedores. O visual é mais sofisticado e conta com para-choques exclusivos, bancos esportivos, faróis full LED e dupla ponteira de escape cromada.

Volkswagen Polo GTS

Qual Polo é mais econômico?

O modelo mais econômico do novo Polo – levando em consideração também o preço e as regalias contidas em cada versão – é o Polo 1.6 MSI AT, que tem de consumo na cidade 7,9 quilômetros por litro e etanol e 11 quilômetros por litro com gasolina. Já o Polo 1.4 TSI oferece 7,5 quilômetros por litro com etanol e 11 quilômetros por litro com gasolina.

Verdadeiro carrão, o Polo compete diretamente com versões mais caras do Chevrolet Onix, do Hyundai HB20 e do Fiat Argo. Será que sai na frente?