Carro 1.0 é sempre uma excelente escolha para quem deseja um modelo de entrada ou mesmo para economizar no consumo de combustível, na manutenção, no IPVA, no seguro, nas taxas de juros de financiamento, e, dependendo do modelo do veículo, é ótimo até na valorização do bem. Quer saber o que significa carro 1.0 e qual é o melhor? Confira o que preparamos para você!

O que significa 1.0 nos carros?

A numeração tem a ver com a quantidade de cilindradas do motor. Em outras palavras, significa que o motor comporta 1.000 cilindradas ou 1.000 cm³ de combustível.

Quais os melhores Carros 1.0?

Para você conhecer mais, listamos os cinco melhores carros 1.0. São eles: Volkswagen Up!, Renault Kwid, Chevrolet Onix, Fiat Mobi Drive e Ford Ka. Confira um pouco de cada um!

Volkswagen Up!

Eleito o carro que oferece o melhor consumo de combustível, o Volkswagen Up! é a melhor opção de carro de entrada quando o assunto é economia. Possui motor turbo flex, com três cilindros, e é capaz de rodar até 14,3 quilômetros por litro de gasolina. Na estrada, a margem aumenta para 16,3 quilômetros por litro. Usa etanol? Os valores são: 10 quilômetros por litro na cidade e 11,5 quilômetros por litro na estrada. É um carro bastante eficiente, classificação A, entre os de motor 1.0. E, claro, é um Volks.

Renault Kwid

Já o Renault Kwid, um hatch com aparência mais robusta – que remete a uma SUV – é um modelo 1.0 potente, possibilitando rodar, na gasolina, 14,9 quilômetros por litro na cidade e 15,6 quilômetros por litro na estrada. Se a opção for pelo etanol, o desempenho torna-se 10,3 quilômetros por litro na cidade e 10,8 quilômetros por litro na estrada. Para quem aprecia a montadora francesa, é uma excelente opção para economizar.

Chevrolet Onix

Há seis anos o Chevrolet Onix lidera o ranking de carros mais vendidos no Brasil e ainda categoriza entre os melhores no quesito consumo de combustível. Na estrada, chega até a oferecer melhor desempenho que o Volkswagen Up!: 16,7 quilômetros por litro! Ironicamente, na cidade, o consumo é inferior ao modelo Volks: 13,9 quilômetros por litro. Aos consumidores de etanol: 11,7 quilômetros por litro na estrada e 9,9 quilômetros por litro na cidade.

Fiat Mobi Drive

Essa é uma alternativa para quem busca mais economia do que potência. Porque o modelo entrega apenas 77 cavalos de potência. Mas quando o assunto é consumo, faz 14 quilômetros por litro na cidade e 15,9 quilômetros por litro na estrada, isso na gasolina. No etanol: 9,8 quilômetros por litro e 11,1 quilômetros por litro. Com certeza, é um modelo a considerar quando a prioridade é o bolso.

Ford Ka

Também um modelo de excelente custo-benefício, porque é prático para a cidade, com ótima dirigibilidade, não sem razão também está na lista dos carros mais vendidos do Brasil. Na cidade, o Ford Ka 1.0 oferece 9,2 quilômetros por litro no álcool e 13,4 quilômetros por litro na gasolina. Já na estrada, 10,7 quilômetros por litro no álcool e 15,5 quilômetros por litro na gasolina. É um carro com anos de história entre os modelos de entrada da marca.

Por que comprar carros 1.0?

Como apresentamos na abertura, alguns critérios favorecem a compra do carro 1.0, principalmente se o poder aquisitivo for algo a ser considerado na hora de fechar negócio.

No mais, além da potência do motor, há a opção de automóveis seminovos e usados. Se for esse o caso, como a oferta é imensa, tanto de marcas como de modelos, cores e versões, não se canse de pesquisar, conferir e analisar. Você também pode ir a lojas especializadas em carros usados, as que tiverem boas avaliações – e isso você consegue facilmente na internet.

Outro ponto importantíssimo: a documentação. Antes de comprar, verifique cada documento. Veja se não é um carro alienado, ou que está em leilão. Na hora de conhecer o veículo, cheque detalhes, sem receio, desde a limpeza interna à quilometragem. Verifique também a pintura, possíveis ondulações na lataria, as portas, o capô, o teto, os para-choques, e, mesmo que pareça estranho, repare nos odores, para certificar-se de não ter passado por enchentes.

Por fim, dê uma volta com o veículo. Faça o test drive a fim de avaliar o desempenho, a troca de marchas, se o motor emite sons estranhos, se os pedais são macios, a dirigibilidade, entre outros detalhes.

Carros com motor 1.0 são ótimas opções, ainda mais neste cenário de pandemia, que pede um pouco mais cautela nos gastos. Dependendo de seu regime de trabalho, um modelo mais modesto pode vir a atender perfeitamente suas necessidades, e com a vantagem de não impactar o orçamento. Pense bem nas opções que apresentamos e boa sorte na aquisição do seu novo veículo.